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Marketing da nostalgia, você sabe o que é?

  • Foto do escritor: Adriana Martuchi
    Adriana Martuchi
  • 8 de abr.
  • 3 min de leitura

A nostalgia das décadas passadas tem conquistado os corações das novas gerações. Basta navegar por pouco tempo pelas redes sociais que logo vem de encontro a você, vídeos de jovens resgatando memórias vividas nessas épocas.

Desde itens tecnológicos como computadores, câmeras fotográficas até brinquedos, discos de vinil, acessórios de moda, entre outros.

Pesquisadores indicam que essa tendência vai influenciar a sociedade atual e a forma como se relaciona com o mundo. 


O Marketing da Nostalgia é uma estratégia que visa criar conexão emocional com o público ao evocar memórias e sentimentos relacionados ao passado. Essa abordagem utiliza elementos nostálgicos, como músicas, imagens, estilos, produtos ou referências culturais de uma época específica, para despertar emoções positivas, como alegria, conforto e saudade nas pessoas.


Matéria publicada em 19 de março (2025) na Exame sob o título: Como marcas usam memórias afetivas para conquistar consumidores, diz que: “O marketing da nostalgia tem ganhado força nos últimos anos, com marcas de diferentes setores resgatando memórias afetivas para criar conexões emocionais com seus consumidores; com o objetivo de estabelecer laços dourados, a estratégia inclui desde produtos licenciados até experiências imersivas”. 


A professora de psicologia da LeMoyne College e pesquisadora de nostalgia Krystine Batcho, diz que: Consumir conteúdo nostálgico de todos os tipos nos dá uma maneira de pensar sobre quem somos e nos ajuda a entender nosso propósito na vida". Ela destaca que: “O conteúdo familiar de nosso passado nos traz conforto emocional, mas também atende a uma necessidade cognitiva: ela incentiva a crença de que as coisas vão melhorar porque já foram boas antes",


Considerado como uma estratégia poderosa, o marketing da nostalgia promove os seguintes benefícios:


  1. Conexão emocional: A nostalgia ativa sentimentos profundos e pessoais, criando um vínculo emocional forte entre a marca e o consumidor. Isso pode gerar fidelidade e engajamento.

  2. Diferenciação da marca: Utilizar elementos nostálgicos permite que as marcas se destaquem no mercado, oferecendo algo único ao reviver memórias ou períodos marcantes.

  3. Atração de múltiplas gerações: Essa estratégia pode atrair tanto consumidores que viveram o período destacado quanto gerações mais jovens que têm curiosidade ou admiração por épocas passadas.

  4. Associação positiva: Ao conectar-se com momentos felizes ou ícones culturais, a marca pode transmitir uma imagem mais calorosa e amigável.

  5. Facilidade de engajamento: Itens nostálgicos tendem a ser altamente compartilháveis nas redes sociais, o que aumenta o alcance e a visibilidade da campanha.


Com base em nossas pesquisas e experiência, podemos destacar algumas ações que são consideradas sucesso entre os adeptos à resgate de memórias:


. Criar campanhas que reintroduzem produtos clássicos (vintage);

·       Memória Cultural com exposições fotográficas, encontro de colecionadores de vinil, discoteca, mostra de brinquedos antigos, coleção de mini-garrafas;

·       Memória afetiva: recriar brincadeiras antigas, criar eventos entre pais e filhos, quizes com perguntas sobre os nomes dos brinquedos entre outros;

·       Recriar experiências do passado com um túnel do tempo: usar uma loja vaga para recriar uma casa dos anos 80 ou 90 e abrir para visitação, fotos. Colocar vídeos em TV´s antigas de programação da época, utilize músicas da época em quartos e salas, faça parcerias para decorar uma cozinha vintage;

·       Fazer um desfile nostálgico com modelos apresentando a moda daquela época específica (ingressos mediante cadastro de compra no período estabelecido para a campanha)

Você decide o melhor caminho. 

Esperamos que pelo menos uma dessas ideias possa trazer inspiração para você embarcar nessa viagem ao passado.

Lembrando que prestamos consultoria em marketing para Shopping Center e estamos a disposição para ajudar o seu shopping a acompanhar as tendências e estabelecer um posicionamento forte e assertivo.


Compartilhe com alguém que está buscando ideias para ações de relacionamento.

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