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Funções do Departamento de Marketing em um Shopping

  • Foto do escritor: Atendimento Sinérgica
    Atendimento Sinérgica
  • 24 de fev.
  • 2 min de leitura


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Ainda hoje, o Departamento de Marketing dentro de um Shopping Center pode não ter suas funções plenamente compreendidas e valorizadas.

Organizar eventos, cuidar da comunicação, e, atualmente, criar conteúdo para as redes sociais são somente a ponta do Iceberg.  


Essas funções têm, inicialmente, caráter muito mais estratégico do que operacional, e servem como um farol que vai orientar os caminhos na construção de uma marca forte e no posicionamento de mercado.

Podemos resumir as atividades da seguinte maneira:


1. Estudar o mercado

Para o Departamento de Marketing, conhecer o mercado no qual estará atuando é condição primordial para criar estratégias eficazes. Toda informação trará riqueza para adequar campanhas e eventos, de forma que atendam as expectativas o máximo possível de todos os envolvidos;


2. Posicionamento da marca

Uma série de ações contribuem para o posicionamento da marca e uma delas é a comunicação. A consistência na comunicação criará uma imagem forte e de fácil identificação e a gestão deve estar constantemente reavaliando o posicionamento e corrigindo eventuais arestas, sempre com foco na relevância da marca. Todos os esforços aplicados devem contribuir com a manutenção das estratégias definidas em função disso;


3. Planejamento Estratégico

Com um bom estudo de mercado em mãos e o posicionamento definido, é importante estabelecer metas de crescimento (vertical e/ou horizontal). Com essas informações estabelecidas, elaborar um Planejamento Estratégico será um trabalho mais conciso e eficiente, com bom aproveitamento do tempo e um claro direcionamento da verba;


 4. Gestão de recursos

Um Departamento de Marketing sólido e competente sabe como conduzir os recursos, mantendo um equilíbrio saudável na prestação de contas, tanto no que se refere as despesas realizadas quanto ao alcance das metas estabelecidas.


Além disso, e não menos relevante, destacamos que o Departamento de Marketing se responsabiliza por:

- Criar planos de ação para as demandas relativas ao marketing;

- Criar calendário promocional (sazonal e institucional);

- Gerir crises e,

- Manter um relacionamento colaborativo com os lojistas, oferecendo suporte e capacitação.


Consideração final

Não importa o tamanho do Departamento de Marketing, ou quantas pessoas estejam disponíveis para atuar; o importante é que todos conheçam o processo, que, de uma forma ou de outra, deve ser respeitado para que os investimentos não sejam vagos e as expectativas estejam alinhadas ao profissionalismo empenhado, considerando sempre que todo trabalho desenvolvido, é feito "por pessoas para pessoas".


No mais, nossa empresa oferece serviço de Consultoria para atender empreendimentos que, eventualmente, não tenham uma equipe de marketing constituída e precisem de auxílio nesta área.


Podemos ainda, treinar sua equipe, de forma que ensinaremos o passo a passo para desempenhar suas funções, com base no acima exposto.

Que tal um café para falarmos a respeito? ☕ 🎯

 
 
 

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