Funções do Departamento de Marketing em um Shopping
- Atendimento Sinérgica
- 24 de fev.
- 2 min de leitura

Ainda hoje, o Departamento de Marketing dentro de um Shopping Center pode não ter suas funções plenamente compreendidas e valorizadas.
Organizar eventos, cuidar da comunicação, e, atualmente, criar conteúdo para as redes sociais são somente a ponta do Iceberg.
Essas funções têm, inicialmente, caráter muito mais estratégico do que operacional, e servem como um farol que vai orientar os caminhos na construção de uma marca forte e no posicionamento de mercado.
Podemos resumir as atividades da seguinte maneira:
1. Estudar o mercado
Para o Departamento de Marketing, conhecer o mercado no qual estará atuando é condição primordial para criar estratégias eficazes. Toda informação trará riqueza para adequar campanhas e eventos, de forma que atendam as expectativas o máximo possível de todos os envolvidos;
2. Posicionamento da marca
Uma série de ações contribuem para o posicionamento da marca e uma delas é a comunicação. A consistência na comunicação criará uma imagem forte e de fácil identificação e a gestão deve estar constantemente reavaliando o posicionamento e corrigindo eventuais arestas, sempre com foco na relevância da marca. Todos os esforços aplicados devem contribuir com a manutenção das estratégias definidas em função disso;
3. Planejamento Estratégico
Com um bom estudo de mercado em mãos e o posicionamento definido, é importante estabelecer metas de crescimento (vertical e/ou horizontal). Com essas informações estabelecidas, elaborar um Planejamento Estratégico será um trabalho mais conciso e eficiente, com bom aproveitamento do tempo e um claro direcionamento da verba;
4. Gestão de recursos
Um Departamento de Marketing sólido e competente sabe como conduzir os recursos, mantendo um equilíbrio saudável na prestação de contas, tanto no que se refere as despesas realizadas quanto ao alcance das metas estabelecidas.
Além disso, e não menos relevante, destacamos que o Departamento de Marketing se responsabiliza por:
- Criar planos de ação para as demandas relativas ao marketing;
- Criar calendário promocional (sazonal e institucional);
- Gerir crises e,
- Manter um relacionamento colaborativo com os lojistas, oferecendo suporte e capacitação.
Consideração final
Não importa o tamanho do Departamento de Marketing, ou quantas pessoas estejam disponíveis para atuar; o importante é que todos conheçam o processo, que, de uma forma ou de outra, deve ser respeitado para que os investimentos não sejam vagos e as expectativas estejam alinhadas ao profissionalismo empenhado, considerando sempre que todo trabalho desenvolvido, é feito "por pessoas para pessoas".
No mais, nossa empresa oferece serviço de Consultoria para atender empreendimentos que, eventualmente, não tenham uma equipe de marketing constituída e precisem de auxílio nesta área.
Podemos ainda, treinar sua equipe, de forma que ensinaremos o passo a passo para desempenhar suas funções, com base no acima exposto.
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