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Como elaborar um Planejamento Estratégico de Marketing

  • Foto do escritor: Atendimento Sinérgica
    Atendimento Sinérgica
  • 14 de fev.
  • 2 min de leitura



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Um resumo definitivo


"Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?

Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.

Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.

Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato".

CARROLL, L., Alice no País das Maravilhas, 1865


Essa frase lendária citada no livro: Alice no País das Maravilhas, representa fortemente ações de marketing realizadas sem um planejamento claro, com objetivos e metas estabelecidos e alinhados aos recursos (verba) disponíveis.


Pouco importa o caminho se não se sabe onde deseja chegar.

Portanto, por onde começar, quando precisamos elaborar um Planejamento Estratégico de Marketing?


É importante saber que o Planejamento Estratégico de Marketing é fundamental para guiar os passos em direção aos objetivos estabelecidos, de forma que os recursos investidos sejam respeitados, garantindo que todos os envolvidos estejam alinhados e trabalhando em função de alcançar as metas definidas.


Dessa forma, os esforços não serão feitos em vão; o tempo será usado de maneira otimizada e, em caso de oportunidades que apareçam, o processo estará tão bem alinhado, que, sair do que foi planejado trará mais benefícios do que perdas.


Até porque, num Planejamento bem estruturado, sempre haverá espaço para "ações e eventos de oportunidade"


Se o conceito, até aqui, foi compreendido, vamos ao resumo da parte que interessa.

O primeiro passo está em reunir as partes envolvidas, que serão responsáveis por discutir e:

  • Definir onde deseja estar, ou seja, em que patamar, no próximo ano;

  • Estabelecer pequenas metas, para que seja possível revê-las durante o processo (sem mudar o que foi definido no 1º tópico):


Definido o acima exposto, seguir os passos seguintes:

  • Distribuir os recursos (verba) de forma estratégica, impondo maior força e volume nas ações que representam melhor retorno;

  • Criar uma planilha (embora pareça obvio, é importante mencionar) decupando tudo o que foi "PREVISTO" e, no decorrer do processo, ir atualizando e confrontando com o "REALIZADO";

  • Deixar uma parte da verba direcionada para "AÇÕES DE OPORTUNIDADE", pois, pode aparecer algo de muita relevância, que poderá contribuir para atingir as metas estabelecidas;

  • Direcionar uma parte da verba para "resolução de eventual crise" porque, na maioria das vezes, o Marketing também é responsável pela imagem da instituição, e, podem ocorrer imprevistos durante o processo, nos quais poderá ser necessário investimento dos recursos para buscar soluções;

  • Considerar a Comunicação Institucional, que ocorrerá fora das ações de sazonalidade;

  • Colher os resultados de tudo o que foi realizado, levando para análise em reunião com todos os envolvidos, observando pontos negativos e positivos, reavaliar e manter comentários ativos para que, no próximo planejamento, essas observações sejam levadas em consideração;

  • Por fim, porém não menos importante, levar em conta que, todo e qualquer planejamento deverá ser iniciado, com pelo menos, seis meses de antecedência, pois tudo deve ser analisado com tempo e parcimônia, para que os investimentos e esforços não sejam em vão.


Um Planejamento de Marketing elaborado estrategicamente não trará surpresas negativas no encerramento do ano. E, lembre-se que aqui, trata-se de um resumo para direcionar quem ainda não tem familiaridade com a estruturação do Planejamento, e, sobretudo, informar que temos expertise nessa área e estamos a disposição para ajudar neste processo.


 
 
 

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