top of page
Escadas rolantes do shopping

Blog Sinérgica

Descubra insights e tendências em marketing para shopping centers, strip malls e galerias comerciais.

Engajar os lojistas - atrair e fidelizar os clientes.

O que é data driven?

  • 26 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de fev.



ree

Antes de mais nada, devemos entender o que é marketing, de fato. Se você já atua nesta área, conhece bem as nuances da profissão. O que dificulta mesmo, é nos apresentarmos quando nos perguntam: Qual a sua profissão?

Qual seria a sua resposta? - Sou marketeiro (?) Sou profissional de Marketing (?), ou você sempre atrela a sua posição? - sou diretor(a) de marketing; sou gerente de marketing, etc.

O "Marketing", antes de ser uma profissão, é uma área de atuação na qual são reunidos um conjunto de atividades que envolvem: criação, desenvolvimento e comunicação que têm como objetivo, identificar necessidades; definir mercado; promover ideias, produtos ou serviços e conhecer bem as ferramentas de divulgação para utilizá-las de maneira estratégica e assertiva. Sobretudo, conhecer o público alvo. E é aqui, voltado para este importantíssimo fator, que, antes de iniciar qualquer novo job, precisamos de dados.


"Quanto mais importante for a informação acerca do público-alvo, maior a assertividade na comunicação. O usuário recebe comunicação relevante, diretamente ligada aos seus interesses e poder de compra". Sebastiàn Garcia Padin, country manager da Retargetly no Brasil (empresa de tecnologia e dados).


A complexidade de análise de enormes coletas de dados, dificulta sua utilização na realização de campanhas e ações promocionais. Perdem-se grandes insights e vantagens competitivas acabam sendo desperdiçadas. É neste cenário que a habilidade de entender quais dados você tem, ou pode ter, como organizá-los e, finalmente, poder usa-los estrategicamente, surge como um diferencial, através de uma poderosa ferramenta chamada data driven.


Em uma tradução literal, data driven significa marketing dirigido por dados. E, nada mais é do que justamente essa habilidade de analisar os dados obtidos em todos os canais e interações, valorizando cada informação fornecida pelo usuário, frequentador ou consumidor, desde hábitos obtidos através de redes sociais; perfil obtido através de cadastros em campanhas promocionais, gostos e preferências manifestados através de comentários feitos em postagens, entre outros como pesquisas de mercado.


Essa riqueza complexa de informações passa a ser tratada detalhadamente pelo time de marketing, direcionando cada vez mais as ações, para que cheguem verdadeiramente em quem está de fato interessado, através de uma comunicação eficaz, evitando desperdício de verba e tempo, levando, naturalmente, a melhores resultados.


Um viés negativo diante de tantas informações, é justamente não saber como utiliza-las.

Portanto, sugiro aqui, quatro importantes conceitos para direcionar as análises:

1 - Tenha um objetivo claro no planejamento, considerando construir um relacionamento que agregue valor a ambos os lados;

2 - Entenda o comportamento do seu cliente. O comportamento humano tende a ter pontos em comum; os seus clientes devem ter algo em comum que os una ao seu estabelecimento. Explore isso;

3 - Observe os resultados e melhore o que não foi satisfatório, analisando o feedback que certamente foi fornecido pelos seus clientes,

4 - Nas próximas ações, não deixe de considerar essa análise.



 
 
 

Comentários


bottom of page